Em uma reunião realizada na sede da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), em Salvador, nesta quinta-feira (15), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Captar Agrobusiness e Confinamento Ltda assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que visa impulsionar o desenvolvimento da pecuária baiana.
O secretário da Agricultura, Wallison Tum, o diretor-presidente da Adab, Paulo Sérgio Luz, e o representante da Captar, Jairo Vaz, participaram da reunião. O objetivo do acordo é alavancar o desenvolvimento da bovinocultura através da implementação de políticas públicas que fortaleçam a inovação e a transferência tecnológica para este segmento agropecuário, especialmente com a inclusão dos pequenos produtores do oeste e sudoeste baiano.
Wallison Tum, secretário da agricultura, destacou a importância da SEAGRI como articuladora de ações que visam desenvolver a agropecuária baiana. “Este acordo é um passo significativo para fortalecer a bovinocultura na Bahia, promovendo a inovação e a transferência de tecnologia”, disse Tum.
O acordo prevê a realização de ações integradas para apoiar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da bovinocultura no Estado da Bahia, promovendo a inclusão, principalmente, dos pequenos produtores rurais. A Bahia possui capacidade de expansão desse setor, sobretudo no Oeste, onde há grande disponibilidade de grãos, como a soja, utilizada na nutrição animal.
O secretário ressalta também o objetivo de disseminar novas tecnologias e formas de manejo que permitam ao produtor aumentar sua produção e produtividade, resultando na venda de animais que produzam carcaças de melhor qualidade e que rendam mais no momento da comercialização.
Paulo Sérgio Luz, diretor-presidente da Adab, reforçou o compromisso da agência em apoiar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da bovinocultura. “Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto para promover a inclusão de pequenos produtores rurais e disseminar novas tecnologias e formas de manejo”, afirmou Luz.
Jairo Vaz, representante da Captar, falou sobre a empresa e seu papel no acordo. “A Captar Agrobusiness atua há mais de 10 anos com a pecuária de corte, integrando de forma sustentável as fases de cria, recria e engorda em confinamento. Hoje, representamos o maior confinamento de gado de todo o Norte e Nordeste brasileiro, com capacidade estática para 65 mil animais em uma completa área integrada em torno de 5 mil hectares. Estamos ansiosos para colaborar neste acordo e contribuir para o desenvolvimento da bovinocultura na Bahia”, disse Vaz.
Foto: Ascom/SPM